segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ALGUMAS CURIOSIDADES DA NOSSA IGREJA CATOLICA APOSTOLICA ROMANA

Gostariamos de prestar homenagem ao nosso caro colega Ronaldo Barral de Senna, pessoa de singular sabedoria e cultura, cuja valiosa colaboração nos permitiu fazer o icone "Dia que nasci"e o primeiro capítulo desta página.

Como encontrar a Sexta Feira da Paixão nos anos á frente:

De acordo com o exegeta Ronaldo Barral de Senna, a sexta feira da Paixão será no primeiro plenilúrio após o equinócio da primavera ou seja na semana onde ocorrer a primeira lua cheia após o dia 21 de março. Entretanto, quando a lua cheia ocorrer num domingo, será na sexta da semana seguinte.
Vejamos: Em 2001, a primeira lua cheia após 21de março será no dia 8 de abril, por coincidencia, num domingo. Assim a sexta feira da Paixão será na sexta seguinte, ou seja, 13 de abril.
Em 2002 a sexta feira da Paixão será no dia 29 de março. Em 2003 será no dia 18 de abril, em 2004 será no dia 9 abril .
Em 2005 no dia 25 de março, em 2006 no dia 14 de abril, em 2007 no dia 6 de abril, em 2008 no dia 21 de março, em 2010 em 04 de abril, em 2011 no dia 24 de abril,em 2012 no dia 8 de abril, em 2013 no dia 31 de março, em 2014 no dia 20 de abril, em 2015 no dia 5 de abril, 2016 em 27 de março, 2017 em 16 de abril, 2018 em 01 de abril, 2019 em 21 de abril, em 2020 em 12 de abril e em 2030 em 21 de abril.
Para encontrar a quarta de cinza ou a terça de carnaval é tambem muito fácil :Vejamos as quartas de cinza:
13/02/2002; 05/03/2003; 25:02/2004; 09/02/2005; 01/03/2006; 21/02/2007; 06/02/2008; 25/02/2009 e 17/02/2010

Para saber o dia que caiu a Sexta da Paixão e o Carnaval nos anos de 1930 a 2009 veja em Luas.
Para saber a fase da Lua, no dia em que você nasceu, veja em Luas

Com relação a Sexta da Paixão, existem algumas raríssimas exceções:

Porque?

A divisão do ano cristão se baseia em tres grandes festas: Natal,
Páscoa e Pentecoste e dá lugar a tres tempos: Advento que abrange quatro semanas e é a preparação da festa do Natal; Quaresma composta de seis semanas que ocorrem até a festa da Päscoa e o tempo Pascal, periodo de oito semanas que acaba com a oitava de Pentecostes.
Entre o Advento e a Quaresma decorre um tempo variável conforme a Pascoa estiver mais ou menos adiantada; daí um numero váriavel de domingos depois da Epifania; mas não pode ser inferior dois e nem exeder a seis. Assim tambem o período entre Pentecostes e o Advento será mais ou menos longo segundo a data da Pascoa.

Como o Advento(início do ano liturgico) começa do domingo mais próximo a festa de Santo André (30 de novembro) e dura quatro semanas ( que representam os 4 mil anos durante os quais o mundo esperou a vinda do Messias) SE, no ano sob exame, a Sexta da Paixao e como consequencia o Domingo de Pascoa na semana da primeira lua cheia pós 21 de março, forçar um periodo inferior dois domingos entre e o Advento e o Natal, a sexta da paixão será deslocada para o segundo plenilúrio após 21 de março.

Nascimento da Virgem Maria

Considerações sobre a anunciada, provável mudança da data de nascimento de Maria de 8 de setembro para 5 de Agosto:
Ora vemos que a gravidez oficial de Maria é perfeita, e é de nove meses exatos, ou seja Jesus foi concebido no dia 25 de março(dia da Anunciação de Maria) e nasceu 9 meses depois, no dia 25 de dezembro.
A mesma coisa aconteceu com Santa Ana, mãe de Maria.
A Imaculada Concepção de Maria é comemorada no dia 8 de dezembro e o nascimento de Maria, nove meses depois, ou seja no dia 8 de Setembro.
Assim se mudar o dia do nascimento da Virgem Maria para 5 de agosto terão de que mudar o dia da Anunciação.

Problemas com a mudança do calendário

Com a adoção do calendário Gregoriano em 24 de fevereiro de 1582 o ano calendário passou a ter 365,2425 dias e a cada 4 anos teríamos um ano bissexto com um dia extra para equilibrar o ano calendário como o ano solar médio, e no ano de 3.300 um ano com dois dias extras (ou seja com um fevereiro de 30 dias) para zerar os segundos que ficaram para traz durante os 3300 anos.Com o novo calendário o antigo calendário foi acrescido de 10 dias.
Por exemplo: Santa Tereza D’Ávila morreu no dia 4 de outubro (14 de outubro pelo calendário Gregoriano que entrou em efeito no dia seguinte a sua morte e avançou o calendário por 10 dias).

Alguns países interpretaram isto como uma perda de 10 dias e não o adotaram de imediato.

Ainda outros países adotaram a regra de 969 anos bissextos em vez do 970 iniciais, e para aumentar a confusão o dia extra a ser acrescentado não é, como todos pensam, o dia 29 de fevereiro e sim o dia 24 de fevereiro, assim por exemplo São Leandro cuja festa é no dia 27 de fevereiro nos anos bissextos seria comemorada no dia 28 e São Jorge que era dia 24 de fevereiro (morreu num bissexto) passou a ser dia no 23.

Para aumentar ainda mais a confusão vários países adotaram o dia extra com sendo 29, mas a Áustria e a Suécia só agora no século XX vieram a adotar o 29 em vez do 24 e a Grécia e a Rússia ainda não adotaram o calendário Gregoriano para fins não comerciais e assim lá o Natal é celebrado no dia 6 de janeiro, e Santa Sophia (Sônia), São Ivan e São Sérgio(russos) tem o dia completamente diferente do nosso aqui no Brasil.

De uns anos para cá tem sido feito vários esforços no sentido de manter o dia do santo o mesmo, independente do ano ser ou não bissexto, mas alguns países ainda resistem a idéia .

Assim parece ser prudente adotar no Brasil o dia de festa para os santos adotados no calendário católico português e espanhol.

FONTE:http://www.cademeusanto.com.br/diversos.htm

Nenhum comentário: