segunda-feira, 25 de outubro de 2010

VIA SACRA ou a santa paixão de Jesus

PRIMEIRA ESTAÇÃO

Jesus é condenado a morte

Considera como depois de ter sido cruelmente açoitado e coroado com espinhos Jesus é injustamente condenado por Pilatos, a morrer crucificado.

Sugere-se orar: “Meu adorável Jesus, foram meus pecados que vos condenaram à morte. Fazei que os deteste de todo coração e jamais os torne a cometer”. Pai Nosso, Ave Maria e Glória.


SEGUNDA ESTAÇÃO

Jesus com a cruz às costas

Considera com que amor e paciência Jesus recebe em seus ombros feridos o terrível instrumento do seu suplício.
Sugere-se orar: “ Meu amabilíssimo Jesus, não é a Vós inocente que é devida esta cruz, mas a mim,miserável pecador. Dai-me, pois, a graça de suportar , por Vosso amor , as tribulações que fordes servido enviar-me”. Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

TERCEIRA ESTAÇÃO

Jesus cai pela primeira vez

Considera como o Divino Redentor , enfraquecido pelo muito sangue derramado, cai, oprimido sob o peso da cruz.

Sugere-se orar: “Meu amado Jesus, foram meus pecados que vos fizeram sofrer tantas penas. Pelos méritos desta queda , livrai-me de recair em pecado mortal.” Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

QUARTA ESTAÇÃO

Jesus encontrar sua Mãe

Considera o doloroso encontro de Jesus com sua santíssima Mãe. Mãe e Filho sofrem um martírio indizível, sem poderem se consolar.

Sugere-se orar: “Aflitíssimo Jesus! Virgem dolorosíssima! Perdoai meus pecados, causa de Vossas dores! Daí-me o Vosso santo amor e a perseverança final.” Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

QUINTA ESTAÇÃO

Jesus é ajudado pelo Cirineu a levar a cruz

Considera que os judeus, temendo que a vítima viesse a falecer antes de chegar ao local do suplício, obrigam a Simão Cirineu a levar a cruz junto com o Redentor.

Sugere-se orar: “ Ó Jesus ! Vós sois o Rei dos céus e da terra, e precisastes de amparo!....Quantas humilhações quisestes sofrer por amor da minha alma! Ajudai-me, Deus, a levar voluntariamente e com paciência as cruzes que mereci por meus pecados”. Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

SEXTA ESTAÇÃO

Verônica enxuga o rosto de Jesus

Considera como a piedosa Verônica, ao ver Jesus com o rosto todo banhado em suor e sangue, limpa-lhe com um véu a face adorável, e o Salvador deixa nele impressa sua Divina imagem.

Sugere-se orar: “Benegníssimo Jesus, imprimi na minha alma a contínua lembrança das Vossas penas e purificai-a das manchas do pecado”. Pai Nosso, Ave Maria e Glória

SÉTIMA ESTAÇÃO

Jesus cai pela segunda vez

Considera como Jesus, exausto de forças, cai por terra pela segunda vez , exacerbando-se a dor produzida pelas suas feridas .

Sugere-se orar; “Ó pacientíssimo Jesus! Vós me tendes perdoado tantas vezes e tenho continuado a recair no pecado e a ofender a Vossa Divina majestade. Ajudai-me pelos méritos desta segunda queda, a perseverar na Vossa graça até a morte”. Pai Nosso, Ave Maria e Glória

OITAVA ESTAÇÃO

Jesus consola as piedosas mulheres

Considera como algumas piedosas mulheres, vendo Jesus em tão lastimoso estado, choram e se compadecem dele. Jesus as consola, dizendo-lhes que chorem sobretudo pelos pecadores, causa dos sofrimentos do Filho de Deus e da perdição de suas almas.

Sugere-se orar : “Ó Jesus dai-me lágrimas de arrependimento, para que chore sempre os meus pecados, e consolai a minha alma com a Vossa misericórdia.” Pai Nosso, Ave Maria e Glória

NÔNA ESTAÇÃO

Jesus cai pela terceira vez

Considera como Jesus, exausto , cai de novo por terra, ferindo nas pedras a fonte coroada de espinhos.

Sugere-se orar; “ Um Deus por terra !.... Ó Jesus, são tantos e tão graves os meus pecados que, para os expiar, dir-se–ia que não basta uma só queda de um Deus...É necessário que muitas vezes humilheis à terra a Vossa Divina face. Dai-me a Vossa graça, meu Jesus, para que deteste os meus pecados e vos siga no caminho das humilhações e dos sofrimentos”. Pai Nosso, Ave Maria e Glória

DÉCIMA ESTAÇÃO

Jesus é despido e amargurado com fel

Considera como chegando Jesus ao Calvário, os algozes arrancam-lhe a túnica presa ao seu corpo dilacerado, e amarguram com fel a boca do dulcíssimo Redentor.

Sugere-se orar: “Clementíssimo Jesus, dignai-vos revestir a minha alma com a veste da graça e fazei que me sejam doces as mortificações e os sofrimentos”. Pai Nosso, Ave Maria e Glória

DÉCIMA PRIMEIRA ESTAÇÃO

Jesus é pregado na cruz

Considera como o Salvador estende sobre a cruz o seu corpo lacerado, e apresenta as mãos e os pés para serem transpassados pelos cravos.

Sugere-se orar: “ Ó Jesus crucificado, atraí o meu coração com a força suave e irresistível do Vosso amor. Fazei que eu crucifique sempre a carne e o espírito por meio de uma mortificação contínua e perfeitamente cristã”. Pai Nosso, Ave Maria e Glória

DÉCIMA SEGUNDA ESTAÇÃO

Jesus morre na cruz

Considera que o Divino Redentor ,depois de três horas de dolorosíssima agonia inclina sua sacratíssima cabeça e morre por mim!

Sugere-se orar: “ Meu querido Jesus, quanto me pesa de vos haver crucificado com meus pecados! Lavai minha alma no Vosso precioso sangue. Pela Vossa sagrada morte, assisti-me na última hora e livrai-me da morte eterna”.

DÉCIMA TERCEIRA ESTACÃO

Jesus é descido da cruz

Considera que a espada de dor traspassou o Coração de Maria, ao receber em seus braços, o Corpo sagrado de Jesus todo estraçalhado e ensangüentado.

Sugere-se orar: “ Ó Mãe aflitíssima, não desampareis um pobre pecador que vos custou tantas lagrimas e o sangue adorável de vosso Filho Divino. Permiti que O adore em vossos braços e fazei que não viva senão para amar”. Pai Nosso, Ave Maria e Glória

DÉCIMA QUARTA ESTAÇÃO

Jesus é sepultado
Considera como os discípulos, acompanhados pela Santíssima Virgem, e pelas piedosas mulheres, colocaram o corpo sagrado de Jesus no santo sepulcro.

Sugere-se orar: “ Meu amado Jesus, sepultai nesse mesmo túmulo todas as minhas iniqüidades e paixões desordenadas, a fim de que, morrendo às coisas do mundo, vida só para vos amar, e tenha a felicidade de vos contemplar no esplendor da gloria.” Pai Nosso, Ave Maria e Glória

FONTE: http://www.cademeusanto.com.br/ViaSacra.htm

Nenhum comentário: