quinta-feira, 28 de junho de 2012

Análises da imagem de N. Sra. de Coromoto


ícone de N.Sra. de Coromoto
ícone de N.Sra. de Coromoto
Após 357 anos da aparição a imagem de Nossa Senhora de Coromoto nunca foi objeto de nenhuma análise nem restauração. Ela estava submetida a todos os fatores de deterioração e ação do tempo e o descuido ameaçavam-na.
A fundação venezuelana Maria Caminho a Jesus, com sede em Maracaíbo, promoveu a partir de 2002 uma campanha para restaurar a sagrada imagem.
O reitor do Santuário de Coromoto, monsenhor José Manuel Brito, aprovou o projeto e a equipe de especialistas que trabalhou no restauro.
Um laboratório foi montado especialmente perto do Santuário. Os restauradores Pablo Enrique González e Nancy Jiménez estiveram à frente de uma equipe de trabalho composta por 14 especialistas. A supervisão foi de José Luis Matheus, diretor da Fundação Zuliana e monsenhor José Manuel Brito. Eles trabalharam de 9 a 15 de março de 2009.

A mídia venezuelana publicou os resultados

Restauro da imagem de NSra de Coromoto
Restauro da imagem de N. Sra. de Coromoto
Previa-se que o restauro duraria meses, pois a imagem estava colada na lupa instalada diante dela para vê-la melhor. Porém tudo correu mais rápido do imaginado e bem.
Ao longo do processo foram descobertos elementos desconhecidos. A água empregada no tratamento saía sem bactérias e com um pH neutro, fato inexplicável para os cientistas.
A imagem, segundo Matheus, se mantém consistente, nítida e exibe suaves relevos. “A tinta se encontra por cima do algodão prensado e de textura rugosa”. O trono da Virgem aparece claramente montado dentro de uma construção de taipa típica dos índios.
Foram detectados ainda outros símbolos que, segundo o antropólogo Nemesio Montiel, têm origem indígena, como a própria coroa da Sagrada Imagem.
No microscópio foi possível identificar os olhos da Virgem. Eles medem aproximadamente 0,2 milímetros, porém pode se distinguir o desenho da íris. O fato desconcertou os especialistas, pois achavam que os olhos eram simples pontos.

A imagenzinha restaurada

olhosdavirgemCoromoto
Ainda mais, estudando o olho esquerdo através do microscópio puderam discernir um olho com características humanas. Nele os especialistas diferenciaram com clareza a órbita ocular, o duto lacrimal, a íris e um pequeno ponto de luz nele.
Mas, a surpresa estava começando. Maximizando o ponto de luz os especialistas julgaram detectar uma figura humana que se assemelha muito à de um indígena.
A imagem está feita de uma espécie de compensado de algodão, material que humanamente não se entende que se mantenha intacto após mais de três séculos e meio de exposição.
Até neste aspecto sem explicação a imagem de Nossa Senhora de Coromoto se assemelha à de Nossa Senhora de Guadalupe.
090817FeMarianaMaracaibo
Publicação do resultado das análises na imagem.
Leia aqui: Diário Versión Final.

Nenhum comentário: