quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Leituras do dia - Igreja Catolica Apostolica Romana

Primeira Leitura
1Cor:8,1-7; 1Cor:8,11-13
1. A respeito das carnes oferecidas aos ídolos, sabemos que todos nós temos o devido conhecimento. Mas o conhecimento incha; o amor é que constrói.
2. Se alguém pensa que conhece bem alguma coisa, ainda não sabe como se deve conhecer.
3. Mas, se alguém ama a Deus, então é conhecido por ele!
4. Quanto a comer das carnes oferecidas aos ídolos, sabemos que no mundo não existe nenhum ídolo, e que não há outro Deus senão o Único.
5. E mesmo que haja pretensos deuses, quer no céu quer na terra — e, de fato, “existem” muitos deuses e muitos senhores —,
6. para nós, existe um só Deus, o Pai, do qual vêm todos os seres e para o qual nós existimos. Para nós também existe um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual tudo existe e nós igualmente existimos por ele.
7. Mas nem todos têm o devido conhecimento. Por exemplo, algumas pessoas, acostumadas com o ídolo até ao presente, comem da carne dos sacrifícios como de algo oferecido ao ídolo. E, assim, sua consciência, que é fraca, fica manchada.
11. E, então, por causa do teu conhecimento, perece o fraco, o irmão, pelo qual Cristo morreu.
12. Pecando assim contra os irmãos e ferindo a consciência deles, que é fraca, é contra Cristo que pecais.
13. Por isso, se um alimento, a carne por exemplo, é ocasião de queda para meu irmão, nunca mais comerei carne, para não fazer cair meu irmão.

Salmo Responsorial
Sal:139,1-3; Sal:139,13-14; Sal:139,23-24
1. [ Ao maestro do coro. Salmo de Davi. ] SENHOR, tu me examinas e me conheces,
2. sabes quando me sento e quando me levanto. Penetras de longe meus pensamentos,
3. distingues meu caminho e meu descanso, sabes todas as minhas trilhas.
13. § Foste tu que criaste minhas entranhas e me teceste no seio de minha mãe.
14. Eu te louvo porque me fizeste maravilhoso; são admiráveis as tuas obras; tu me conheces por inteiro.
23. Examina-me, ó Deus, e conhece meu coração, prova-me e conhece meus sentimentos;
24. olha se meu caminho se desvia e guia-me pelo caminho eterno.

Evangelho
Lc:6,27-38

27. “A vós, porém, que me escutais, eu digo: amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam.
28. Falai bem dos que falam mal de vós e orai por aqueles que vos caluniam.
29. Se alguém te bater numa face, oferece também a outra. E se alguém tomar o teu manto, deixa levar também a túnica.
30. Dá a quem te pedir e, se alguém tirar do que é teu, não peças de volta.
31. Assim como desejais que os outros vos tratem, tratai-os do mesmo modo.
32. Se amais somente aqueles que vos amam, que generosidade é essa? Até os pecadores amam aqueles que os amam.
33. E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que generosidade é essa? Os pecadores também agem assim.
34. E se prestais ajuda somente àqueles de quem esperais receber, que generosidade é essa? Até os pecadores prestam ajuda aos pecadores, para receberem o equivalente.
35. Amai os vossos inimigos, fazei o bem e prestai ajuda sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande. Sereis filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso também para com os ingratos e maus.
36. Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.
37. “Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados.
38. Dai e vos será dado. Uma medida boa, socada, sacudida e transbordante será colocada na dobra da vossa veste, pois a medida que usardes para os outros, servirá também para vós”.

fonte:http://www.bibliacatolica.com.br/leituras.php

Nenhum comentário: