sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Leituras do dia - Igreja Catolica Apostolica Romana

Primeira Leitura
1Cor:9,16-19; 1Cor:9,22-27
16. Pois, anunciar o evangelho não é para mim motivo de glória. É antes uma necessidade que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o evangelho!
17. Se eu o fizesse por iniciativa minha, teria direito a uma recompensa. Mas se o faço por imposição, trata-se de uma incumbência a mim confiada.
18. Então, qual é a minha recompensa? Ela está no fato de eu anunciar o evangelho gratuitamente, sem fazer uso do direito que o evangelho me confere.
19. Assim, livre em relação a todos, eu me tornei escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível.
22. Com os fracos me fiz fraco, para ganhar os fracos. Para todos eu me fiz tudo, para certamente salvar alguns.
23. Por causa do evangelho eu faço tudo, para dele me tornar participante.
24. Acaso não sabeis que, no estádio, todos correm, mas um só ganha o prêmio? Correi de tal maneira que conquisteis o prêmio.
25. Todo atleta se impõe todo tipo de disciplina. Eles assim procedem, para conseguirem uma coroa corruptível. Quanto a nós, buscamos uma coroa incorruptível!
26. Por isso, eu corro, não como às tontas. Eu luto, não como quem golpeia o ar.
27. Trato duramente o meu corpo e o subjugo, para não acontecer que, depois de ter proclamado a mensagem aos outros, eu mesmo seja reprovado.

Salmo Responsorial
Sal:84,3; Sal:84,4; Sal:84,5-6; Sal:84,12
3. Minha alma desfalece e suspira pelos átrios do SENHOR. Meu coração e minha carne exultam no Deus vivo.
4. Até o pássaro encontra casa e a andorinha o ninho, onde pôr os filhotes, junto a teus altares, SENHOR dos exércitos, meu rei e meu Deus.
5. Feliz quem mora em tua casa: sempre canta teus louvores.
6. § Feliz quem encontra em ti sua força e decide no seu coração a santa viagem.
12. § Porque sol e escudo é o SENHOR Deus; o SENHOR concede graça e glória, não recusa o bem a quem caminha com retidão.

Evangelho
Lc:6,39-42
39. Ele contou-lhes, também, uma parábola: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois no buraco?
40. O discípulo não está acima do mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre.
41. Por que observas o cisco que está no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?
42. Como podes dizer a teu irmão: ‘Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando não percebes a trave que está no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave que está no teu olho e, então, enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão. “

fonte:http://www.bibliacatolica.com.br/leituras.php

Nenhum comentário: