segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Santo do Dia - Santo Eleutério




Santo Eleutério (nome de origem grega que significa "livre"), nos é conhecido pelos Diálogos de S. Gregório Magno. Eleutério viveu no Séc. VII, religioso, era abade do mosteiro de S. Marcos Evangelista junto aos muros de Espoleto, lugar onde viveu também S. Gregório Magno que, antes de tornar-se Papa, tinha a Santo Eleutério na condição de "Pai venerável".
Viveu em Roma muito tempo. Lá morreu também. Os seus discípulos contavam que ele, com a oração, tinha ressuscitado um morto. Era homem de enorme simplicidade e compunção. S. Gregório conta-nos o epísódio em que Santo Eleutério orou, juntamente com os outros irmãos do mosteiro, por uma criança que era atormentada pelo demônio. A criança foi liberta. Também o próprio S. Gregório narra em seus escritos as graças que alcançou para si, a partir da oração de intercessão de Santo Eleutério: "Mas eu pude experimentar pessoalmente a força da oração deste homem(...) Ouvindo a sua benção, o meu estômago recebeu tal força que esqueceu totalmente a alimentação e a doença. Fiquei pasmado: como tinha estado! Como estava agora!"
Santo Eleutério, rogai por nós!

fonte:http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?dia=6&mes=9&x=12&y=15

Santo Eleutério, que lembramos hoje, tem como significado do nome: libertador. Ao se dedicar inteiramente para Cristo, conseguiu ser instrumento de libertação dos erros e pecados para muitos.
Viveu entre os séculos V e VI em Tournai, norte da França, hoje Bélgica, por volta do ano 470. Conta-nos a história que, quando menino, ele ouviu a profecia de que seria um bispo. Eleutério ao corresponder com o chamado vocacional entrou para a formação que o encaminhou ao sacerdócio e mais tarde á ordenação episcopal, ou seja, foi escolhido pelo Espírito Santo e feito bispo na Igreja e para a Igreja Católica.
Eleito como primeiro bispo de Tournai, Santo Eleutério tornou-se um grande desbravador da fé, que deu o seu sangue por amor ao rebanho. Pela Igreja de Cristo naquela região, Eleutério trabalhou arduamente para organizar a construção de igrejas, o arrebanhar vocações, formar o clero... enfim, todo o necessário para lidar com a recém-nascida diocese.
Grande pacificador, Santo Eleutério conviveu em meio a grandes conflitos, por isso, ao lidar com um povo de índole guerreira, teve de se empenhar em Deus para fazer penetrar a Paz de Cristo em tantos corações. Era o tempo também das conversões em massa, onde um rei, ao decidir mudar de vida e seguir Jesus, acabava atraindo toda uma não. Neste sentido, o santo de hoje entrava em ação com uma sólida evangelizando, a fim de que o Evangelho tornasse um estilo de vida para o povo.
Zeloso, perseverante e homem de oração, combateu as heresias (doutrinas mentirosas) e batalhou com Jesus para o resgate de muitas almas pagãs. Santo Eleutério consumiu-se no apostolado e, no fim da vida entregou-se nos braços do Senhor no martírio, em 532.
Santo Eleutério, rogai por nós!
Outros Santos do mesmo dia: Ss. Tirânio, Zenóbio e companheiros, S. Sadote e companheiros, S. Euquério de Orléans , S. Uldarico, B. Jacinta Marto e B. Julia Rodzinka...
Fonte:
Livro: Relação dos Santos e Beatos da Igreja - Prof. Felipe Aquino
(Este livro contém apenas as relações dos Santos em ordem alfabética e por dia do ano) Texto:www.catolicanet.com
Foto: www.catolicanet.com
Data da publicação: 20/02/2009

fonte:http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=SANTODIA&id=scd0051

Nenhum comentário: