segunda-feira, 24 de maio de 2010

Corpo de Deus (Liturgia)


Ele caminha No meio do povo
Fr. Evaldo César de Sousa, C.Ss.R.
1. O sentido da Celebração
Na quinta-feira, Após a solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja celebra devotamente uma solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, festa comumente Chamada de Corpus Christi. A Motivação Liturgica n tal festa é, indubitavelmente, o louvor merecido à Eucaristia, Fonte de Vida da Igreja. Desde o Princípio de SUA história, a Igreja à Eucaristia Devota especial zelo, hum POIs reconhecê Neste Sinal sacramental o próprio Jesus, presente Que continua, vivo e atuante em Meio cristãs Às comunidades. Celebrar Corpus Christi Significa Fazer Memória solene da Entrega Que Jesus fez de carne SUA Própria e Sangue, ponto a Vida da Igreja, e comprometer-NOS com uma Missão de LeVar ESTA Boa Nova Para todas as Pessoas.
Poderíamos perguntar se nd Quinta-Feira Santa uma Igreja Já Não Faz ESTA Memória da Eucaristia. Claro que sim! Mas na solenidade de Corpus Christi Estão os Presentes Outros fatores Existência Que não justificam SUA Calendário Litúrgico anual. Lugar Em primeiro, não tríduo pascal Não É Possível Uma Celebração festiva e alegre da Eucaristia. Em segundo lugar, uma festa de Corpus Christi Quer Ser Uma Manifestação de Fé Pública NA Eucaristia. Por isso o costume geral de Fazer a Procissão Pelas Ruas da Cidade. Enfim, Na solenidade de Corpus Christi, Liturgica Além da Dimensão, ESTÁ PRESENTE o dado afetivo da devoção eucarística. O Povo de Deus Nesta dados Encontra uma Possibilidade de manifestar Diante despedaçá do Cristo Que Caminha No meio do Povo.
2. Origem da solenidade
Na Origem da festa de Corpus Christi Estão os Presentes de Dados Diversas significações. Na idade Média, invadiu o traje que A Liturgia Católica de Celebrar com uma missa de costas voltadas Para o povo, criando Certo Mistério Foi em torno da Ceia eucarística. Todos queriam saber o Que não acontecia altar, entre o padre EA hóstia. Para evitar interpretações Ordem de mágica e sobrenatural da Liturgia, a Igreja Foi Introduzindo o costume de Partículas consagradas como eliminatória para quê OS Fiéis pudessem olhá-la. Este gesto Foi testemunhado Pela Primeira Vez em Paris, no ano de 1200.
Entretanto, como Foram visões de Uma freira Agostiniana, Juliana Chamada, dram historicamente Que Início AO Movimento de Valorização da Exposição do Santíssimo Sacramento. Em 1209, Na diocese de Liége, Bélgica nd, ESSA religiosa Começa ter visões eucarísticas, Que se Vão UM Por suceder Período de anos Quase Trinta. Em suas visões Nas ELA COM UM via disco lunar Uma grande mancha negra não centro. ESTA lacuna Foi entendida Como um Ausência de Uma Festa Que celebrasse festivamente o sacramento da Eucaristia.
3. Nasce uma festa do Corpus Christi
QUANDO como em Idéias de Juliana chegaram AO bispo, elemento Acabou Por acatá-las, e 1246, Na Sua diocese, celebra-se Pela Primeira Vez Uma festa do Corpo de Cristo. Seja providência OU coincidência, o bispo de Juliana VEM uma Tornar-se o Papa Urbano IV, estende Que A Festa de Corpus Christi n º Toda Igreja, no ano de 1264.
Mas um Difusão Desta festa Liturgica Será tão completa não pontificado de Clemente V, Que reafirma SUA significação não Concilio de Viena (1311-1313). DEPOIS ALGUNS anos, em 1317, o Papa João XXII confirmação o costume de Fazer Uma Procissão, Pelas vias da Cidade, com o Corpo Eucarístico de Jesus, costume testemunhado Desde 1274 ALGUMAS em dioceses da Alemanha.
O Concílio de Trento (1545-1563) vai insistir nd Exposição Pública da Eucaristia, tornando Obrigatória uma Procissão Pelas Ruas da Cidade. Este gesto, Além de manifestar publicamente uma fé sem Cristo Eucarístico, Era uma forma de Lutar Contra a tese protestante, Que negava A presença real de Cristo hóstia consagrada NA.
Atualmente uma Igreja conserva uma festa de Corpus Christi Como Momento Litúrgico e devocional do Povo de Deus. O Código de Direito Canonico uma confirmação Validade das Exposições publicas da Eucaristia e Diz Que · principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, Procissão Haja Pelas vias Públicas · (cân. 944).
4. A Celebração do Corpo de Cristo
Santo Tomás de Aquino, o Doutor Angélico chamado, destacava Três Aspectos teológicos Centrais do Sacramento da Eucaristia. Primeiro, a Eucaristia o memorial Faz de Jesus Cristo, Que Passou No meio dos Homens Fazendo o Bem (Passado). Depois, celebra uma Eucaristia uma Unidade fundamental Entre com Cristo SUA Igreja com Todos e Para os homens de Boa Vontade (presente). Enfim, a Eucaristia prefigura Nossa União definitiva e Plena com Cristo, no Reino dos Céus (futuro).
A Igreja, AO Celebrar Este Misterio, reviver Três Dimensões ESTAS do Sacramento. Por isso envolvem com uma solenidade Muita festa do Corpo de Cristo. Não raro, o dia de Corpus Christi e Dia de hum solene Liturgia e Participada UM NÚMERO Por considerável de Fiéis (sobretudo nsa Lugares Onde Este Dia e Feriado). Como leituras evangélicas Deste dia lembram-NOS fazer uma promessa da Eucaristia Como Pão do Céu (Jo 6, 51-59 - ano A), a EA ÚLTIMA Ceia Instituição da Eucaristia (Mc 14, 12-16.22-26 - ano B) EA multiplicação dos pães parágrafo OS famintos (Lc 9,11 b-17 - C ano).
5. A devoção popular
Porém, Precisamos destacar Muito Mais Que fazer Que Uma festa Liturgica, a assumir a Solenidade de Corpus Christi Caráter UM popular devocional. O momento ápice da festa É Certamente uma Procissão Pelas Ruas da Cidade, Em que Momento OS podem pedir Fiéis como bênçãos de Jesus Eucarístico n SUAS casas e famílias. O costume de enfeitar como com tapetes de serragem Ruas, flores e Outros materiais, formando mosaico multicor UM, E ainda Muito Vários Lugares em Comum. ALGUMAS Cidades tornam-se Atração turística Neste dia, devido à beleza e expressividade de Tapetes SEUS. Ainda abençoar É Possível cristäos Que enfeitam SUAS com casas Altares ornamentados n saudar o Santíssimo, Que Passa Por Aquela rua.
A Procissão de Corpus Christi Seu apogeu não conheceu Período Barroco. O estilo da Procissão adotado no Brasil Veio de Portugal, e estilosantes UM Carrega característico Muito popular. Geralmente uma festa com Termina Uma Concentração em Público Algum Ambiente, onde e dada uma solene Bênção do Santíssimo. Nos Ambientes Urbanos, Apesar das Dificuldades estruturais, como continuum comunidades expressando SUA fé eucarística, adaptando AO contexto urbano um Visibilidade Pública da Eucaristia. O Importante É valorizar Este Momento da Vida afetivo dos Fiéis.
Foto: Luís Denílson
"Ó Sagrado Banquete, não Qual o Cristo É recebido; Nele se Faz Memória de SUA Paixão, a alma se Enche de Graça EO penhor da futura Glória nsa É dado."
(Diurno Monástico, antífona do Magnificat nd da Segunda véspera da solenidade de Corpus Christi).
Para saber Mais:
Adolf Adam. O Ano Litúrgico. Ed.Paulinas.
Dicionário de Liturgia. Paulus.
Autor: Evaldo César de Souza, C.Ss.R.
ecesouza@yahoo.com.br
fonte:http://www.redemptor.com.br/

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