domingo, 30 de maio de 2010

Leituras do dia - Igreja Catolica Apostolica Romana

Primeira Leitura
Prov:8,22-31
22. O SENHOR me gerou no início de suas obras, antes de ter feito coisa alguma, no princípio;
23. desde a eternidade fui designada, desde os tempos antigos, antes que a terra fosse feita.
24. Ainda não havia os abismos, e eu já fora concebida, quando ainda não havia os mananciais das águas:
25. antes que fossem plantadas as montanhas, antes das colinas, eu fui dada à luz.
26. Ele ainda não havia feito a terra e os campos, nem os primeiros elementos do orbe terrestre.
27. Quando preparava os céus, ali eu estava, quando, por uma lei inviolável, delimitava os abismos; S
28. quando firmava as nuvens lá no alto e as fontes do abismo mostravam sua violência;
29. quando fixava ao mar os seus limites e às águas, para que não ultrapassassem suas bordas, e lançava os fundamentos da terra,
30. eu estava ao seu lado como mestre-de-obras; eu era seu encanto, dia após dia, brincando, todo o tempo, na sua presença,
31. brincando na superfície da terra e alegrando-me em estar com os filhos dos homens.

Salmo Responsorial
Sal:8,4-5; Sal:8,6-7; Sal:8,8-9
4. § Quando olho para o teu céu, obra de tuas mãos, vejo a lua e as estrelas que criaste:
5. Que coisa é o homem, para dele te lembrares, que é o ser humano, para o visitares?
6. § No entanto o fizeste só um pouco menor que um deus, de glória e de honra o coroaste.
7. Tu o colocaste à frente das obras de tuas mãos. § Tudo puseste sob os seus pés:
8. todas as ovelhas e bois, todos os animais do campo,
9. as aves do céu e os peixes do mar, todo ser que percorre os caminhos do mar.

Segunda Leitura
Rom:5,1-5
1. Assim, pois, justificados pela fé, estamos em paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.
2. Por ele, não só tivemos acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes, mas ainda nos ufanamos da esperança da glória de Deus.
3. E não só isso, pois nos ufanamos também de nossas tribulações, sabendo que a tribulação gera a constância,
4. a constância leva a uma virtude provada e a virtude provada desabrocha em esperança.
5. E a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Evangelho
Jo:16,12-15
12. Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não sois capazes de compreender agora.
13. Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo quanto tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.
14. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu para vos anunciar.
15. Tudo que o Pai tem é meu. Por isso, eu vos disse que ele receberá do que é meu para vos anunciar.
fonte:http://www.bibliacatolica.com.br/leituras.php

Nenhum comentário: