segunda-feira, 31 de maio de 2010

Leituras do dia - Igreja Catolica Apostolica Romana

Primeira Leitura
2Pe:1,1-7
1. Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco receberam a mesma fé, na justiça que vem do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:
2. graça e paz vos sejam concedidas abundantemente, pelo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor.
3. O seu divino poder nos presenteou com tudo o que contribui para a vida e para a piedade, mediante o conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e força poderosa.
4. Por elas foram-nos concedidos os bens prometidos, os maiores e mais valiosos, a fim de que vós vos tornásseis participantes da natureza divina, fugindo da corrupção que a concupiscência espalha no mundo.
5. Por isso mesmo, dedicai todo o esforço em juntar à vossa fé a fortaleza, à fortaleza o conhecimento,
6. ao conhecimento o domínio próprio, ao domínio próprio a constância, à constância a piedade,
7. à piedade a fraternidade, e à fraternidade, o amor.

Salmo Responsorial
Sal:91,1-2; Sal:91,14-15; Sal:91,15-16
1. Tu que estás sob a proteção do Altíssimo e moras à sombra do Onipotente,
2. dize ao SENHOR: “Meu refúgio, minha fortaleza, meu Deus, em quem confio”.
14. § “Eu o salvarei, porque a mim se confiou; eu o exaltarei, pois conhece meu nome.
15. Ele me invocará, e lhe darei resposta; perto dele estarei na desgraça, vou salvá-lo e torná-lo glorioso.
16. Vou saciá-lo com longos dias e lhe mostrarei minha salvação”.

Evangelho
Mc:12,1-12
1. Jesus começou a falar-lhes em parábolas: “Um homem plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, cavou um lagar para pisar as uvas e construiu uma torre de guarda. Ele a alugou a uns lavradores e viajou para longe.
2. Depois mandou um servo para receber dos agricultores a sua parte dos frutos da vinha.
3. Mas os agricultores o agarraram, bateram nele e o mandaram de volta sem nada.
4. O proprietário mandou novamente outro servo. Este foi espancado na cabeça e ainda o insultaram.
5. Mandou ainda um outro, e a esse mataram. E assim diversos outros: em uns bateram e a outros mataram.
6. Agora restava ainda alguém: o filho amado. Por último, então, enviou o filho aos agricultores, pensando: ‘A meu filho respeitarão’.
7. Mas aqueles agricultores disseram uns aos outros: ‘Este é o herdeiro. Vamos matá-lo, e a herança será nossa’.
8. Agarraram o filho, mataram e o lançaram fora da vinha.
9. Que fará o dono da vinha? Ele virá e fará perecer os agricultores, e entregará a vinha a outros.
10. Acaso não lestes na Escritura: ‘A pedra que os construtores rejeitaram, esta é que se tornou a pedra angular.
11. Isto foi feito pelo Senhor, e é admirável aos nossos olhos’?”
12. Eles procuravam prender Jesus, pois entenderam que tinha contado a parábola com referência a eles. Mas ficaram com medo da multidão; por isso, deixaram Jesus e foram embora.

fonte: http://www.bibliacatolica.com.br/leituras.php

Nenhum comentário: