quarta-feira, 2 de junho de 2010

Leituras do dia - Igreja Catolica Apostolica Romana

Primeira Leitura
2Tim:1,1-3; 2Tim:1,6-12
1. Paulo, apóstolo do Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que há no Cristo Jesus,
2. a Timóteo, meu querido filho: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e do Cristo Jesus, nosso Senhor!
3. Dou graças a Deus — a quem sirvo com a consciência pura como aprendi de meus pais —, quando sem cessar, noite e dia, faço menção de ti em minhas orações.
6. Por isso, quero exortar-te a reavivar o carisma que Deus te concedeu pela imposição de minhas mãos.
7. Pois Deus não nos deu um espírito de covardia, mas de força, de amor e de moderação.
8. Portanto, não te envergonhes de testemunhar a favor de nosso Senhor, nem te envergonhes de mim, seu prisioneiro; mas, sustentado pela força de Deus, sofre comigo pelo evangelho.
9. Deus nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não em atenção às nossas obras, mas por causa do seu plano salvífico e da sua graça, que nos foi dada no Cristo Jesus antes de todos os tempos.
10. Esta graça foi agora manifestada pela aparição de nosso Salvador, Cristo Jesus, o qual destruiu a morte e fez brilhar a vida e a imortalidade por meio do evangelho,
11. do qual fui constituído pregador, apóstolo e mestre.
12. É por isso que estou suportando também os presentes sofrimentos, mas não me envergonho. Pois sei em quem acreditei, e estou certo de que ele é poderoso para guardar até aquele dia o bem a mim confiado.

Salmo Responsorial
Sal:123,1-2; Sal:123,2
1. [ Cântico das romarias. ] Para ti levanto os olhos, para ti que habitas nos céus.
2. § Sim, como os olhos dos escravos olham para a mão dos seus patrões; como os olhos da escrava olham para a mão da sua patroa, assim nossos olhos estão voltados para o SENHOR nosso Deus, até que tenha piedade de nós.

Evangelho
Mc:12,18-27
18. Uns saduceus, os quais dizem não existir ressurreição, aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram:
19. “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: ‘Se alguém tiver um irmão e este morrer, deixando a mulher sem filhos, ele deve casar-se com a mulher para dar descendência ao irmão’.
20. Havia sete irmãos. O mais velho casou-se com uma mulher e morreu sem deixar descendência.
21. O segundo, então, casou-se com ela e igualmente morreu sem deixar descendência. A mesma coisa aconteceu com o terceiro.
22. E nenhum dos sete irmãos deixou descendência. Depois de todos, morreu também a mulher.
23. Na ressurreição, quando ressuscitarem, ela será a esposa de qual deles? Pois os sete a tiveram por esposa?”
24. Jesus respondeu: “Acaso não estais errados, porque não compreendeis as Escrituras, nem o poder de Deus?
25. Quando ressuscitarem dos mortos, os homens e as mulheres não se casarão; serão como anjos no céu.
26. Quanto à ressurreição dos mortos, não lestes, no livro de Moisés, na passagem da sarça ardente, como Deus lhe falou: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó! ’
27. Ele é Deus não de mortos, mas de vivos! Estais muito errados”.

fonte: http://www.bibliacatolica.com.br/leituras.php

Nenhum comentário: