sexta-feira, 11 de junho de 2010

Leituras do dia - Igreja Catolica Apostolica Romana - 10 semana do tempo comum

Primeira Leitura
1Re:19,9; 1Re:19,11-16
9. Chegando ali, entrou numa gruta, onde passou a noite. Então a palavra do SENHOR veio a ele, dizendo: “Que fazes aqui, Elias?”
11. O SENHOR disse-lhe: “Sai e permanece sobre o monte diante do SENHOR”. Então o SENHOR passou. Antes do SENHOR, porém, veio um vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos, mas o SENHOR não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto.
12. Passado o terremoto, veio um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo. E depois do fogo ouviu-se o murmúrio de uma leve brisa.
13. Ouvindo isto, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta. Ouviu, então, uma voz que dizia: “Que fazes aqui, Elias?”
14. Ele respondeu: “Estou ardendo de zelo pelo SENHOR, Deus dos exércitos, porque os israelitas abandonaram tua aliança, demoliram teus altares e mataram à espada teus profetas. Só eu escapei. Mas, agora, querem matar-me também”.
15. O SENHOR disse-lhe: “Vai e volta por teu caminho, rumo ao deserto de Damasco. Chegando lá, ungirás Hazael como rei de Aram.
16. Unge também a Jeú filho de Namsi como rei de Israel e a Eliseu filho de Safat, de Abel-Meula, como profeta em teu lugar.

Salmo Responsorial
Sal:27,7-8; Sal:27,8-9; Sal:27,13-14
7. § Ouve, SENHOR, a minha voz. Eu clamo, tem piedade de mim! Responde-me!
8. Meu coração se lembra de ti: “Buscai minha face”. Tua face, SENHOR, eu busco.
9. § Não me escondas teu rosto, não rejeites com ira o teu servo. És meu auxílio, não me deixes, não me abandones, Deus meu salvador.
13. § Tenho certeza que vou contemplar a bondade do SENHOR na terra dos vivos.
14. Espera no SENHOR, sê forte, firme-se teu coração e espera no SENHOR.

Evangelho
Mt:5,27-32
27. “Ouvistes que foi dito: ‘Não cometerás adultério’.
28. Ora, eu vos digo: todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela em seu coração.
29. Se teu olho direito te leva à queda, arranca-o e joga para longe de ti! De fato, é melhor perderes um de teus membros do que todo o corpo ser lançado ao inferno.
30. Se a tua mão direita te leva à queda, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perderes um de teus membros do que todo o corpo ir para o inferno.
31. “Foi dito também: ‘Quem despedir sua mulher dê-lhe um atestado de divórcio’.
32. Ora, eu vos digo: todo aquele que despedir sua mulher — fora o caso de união ilícita — faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher que foi despedida comete adultério.

fonte: http://www.bibliacatolica.com.br/leituras.php

Nenhum comentário: