domingo, 6 de junho de 2010

Leituras do dia - Igreja Catolica Apostolica Romana - 10 semana do tempo comum

Primeira leitura
I Reis 17,17-24
17. Então a mulher disse a Elias: “O que há entre mim e ti, homem de Deus? Porventura vieste à minha casa para me lembrares os meus pecados e fazeres morrer o meu filho?”
18. Elias respondeu-lhe: “Dá-me teu filho!” Tomando o menino do regaço, levou-o ao quarto de cima, onde ele pernoitava, e o deitou sobre o leito.
19. Depois, clamou ao SENHOR: “SENHOR, meu Deus, queres afligir até a viúva que me hospede em sua casa, matando-lhe o filho?”
20. Depois, por três vezes, estendeu-se sobre o menino e suplicou ao SENHOR: “SENHOR, meu Deus, te rogo, faz a alma deste menino voltar às suas entranhas”.
21. O SENHOR ouviu a voz de Elias: a alma do menino lhe voltou e ele recuperou a vida.
22. Elias tomou o menino, desceu com ele do quarto de cima para o interior da casa e o entregou à sua mãe, dizendo: “Eis aqui teu filho vivo”.
23. A mulher exclamou: “Agora vejo que és um homem de Deus e que a palavra do SENHOR em tua boca é verdade”.

Salmo 29 (30)
1. [ Ao maestro do coro. Cântico. Para a Dedicação do Templo. De Davi. ]
2. SENHOR, te exaltarei porque me livraste e não deixaste zombar de mim meus inimigos.
3. SENHOR, meu Deus, a ti clamei e me curaste.
4. SENHOR, tu me fizeste voltar do abismo, restituíste-me a vida para eu não descer à sepultura.
5. § Cantai hinos ao SENHOR, ó seus fiéis, rendei graças a sua santa memória;
6. porque sua ira dura um instante, a sua bondade, por toda a vida. Se de tarde sobrevém o pranto de manhã vem a alegria.
7. § Quando eu era feliz, eu disse: “Nada vai me fazer vacilar!”
8. Na tua bondade, SENHOR, me fizeste mais firme que um monte; mas quando escondeste teu rosto, eu fiquei conturbado.
9. A ti eu clamo, SENHOR, a meu Deus peço socorro.
10. § Que vantagem pode haver se eu morro, se desço à sepultura? O pó acaso poderá louvar-te e proclamar tua fidelidade?
11. Atende, SENHOR, tem piedade, SENHOR, vem em meu auxílio.
12. § Mudaste em dança meu lamento, minha veste de luto em roupa de festa
13. para que meu coração cante sem cessar. SENHOR, meu Deus, eu te louvarei para sempre.

II Leitura
Gl 1,11-19
10. Tenho eu buscado a aprovação dos homens ou a de Deus? Acaso procuro agradar aos homens? Se ainda quisesse agradar aos homens, não seria servo de Cristo.
11. Irmãos, asseguro-vos que o evangelho pregado por mim não é de natureza humana,
12. pois não o recebi nem aprendi de uma instância humana, mas por revelação de Jesus Cristo.
13. Certamente ouvistes falar como foi outrora a minha conduta no judaísmo: com que excessos eu perseguia e devastava a Igreja de Deus
14. e como progredia no judaísmo mais do que muitos judeus da minha idade, mostrando-me extremamente zeloso das tradições paternas.
15. Deus, porém, tinha me posto à parte desde o ventre materno. Quando então ele me chamou por sua graça
16. e se dignou revelar-me o seu Filho, para que eu o anunciasse aos pagãos, não consultei carne e sangue,
17. nem subi, logo, a Jerusalém para estar com os que eram apóstolos antes de mim. Pelo contrário, parti para a Arábia e, depois, voltei ainda a Damasco.
18. Três anos mais tarde é que fui a Jerusalém, para conhecer Cefas, e fiquei com ele quinze dias.
19. Não me encontrei com nenhum outro apóstolo, a não ser com Tiago, o irmão do Senhor.

Evangelho
Lc 7,11-17
11. Em seguida, Jesus foi a uma cidade chamada Naim. Os seus discípulos e uma grande multidão iam com ele.
12. Quando chegou à porta da cidade, coincidiu que levavam um morto para enterrar, um filho único, cuja mãe era viúva. Uma grande multidão da cidade a acompanhava.
13. Ao vê-la, o Senhor encheu-se de compaixão por ela e disse: “Não chores!”
14. Aproximando-se, tocou no caixão, e os que o carregavam pararam. Ele ordenou: “Jovem, eu te digo, levanta-te!”
15. O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe.
16. Todos ficaram tomados de temor e glorificavam a Deus dizendo: “Um grande profeta surgiu entre nós”, e: “Deus veio visitar o seu povo”.
17. Esta notícia se espalhou por toda a Judéia e pela redondeza inteira.

fonte: http://www.bibliacatolica.com.br/

Nenhum comentário: