domingo, 20 de junho de 2010

Leituras do dia - Igreja Catolica Apostolica Romana - 12 semana do tempo comum

Primeira Leitura
Zac:12,10-11; Zac:13,1
10. Derramarei sobre a casa de Davi e os cidadãos de Jerusalém um espírito de perdão e de misericórdia e eles olharão para mim. E por quem tiverem trespassado, eles hão de chorar como se chora por um filho único, ficarão de luto por causa dele como se fosse o primogênito.
11. Naquele dia o choro em Jerusalém será grande como o de Adad-Remon, na planície de Magedon.
1. “Naquele dia estará à disposição da casa de Davi e dos cidadãos de Jerusalém uma fonte para lavar os pecados e a impureza.

Salmo Responsorial
Sal:63,2; Sal:63,3-4; Sal:63,5-6; Sal:63,8-9
2. Ó Deus, tu és o meu Deus, desde a aurora te procuro. De ti tem sede a minha alma, anela por ti minha carne, como terra deserta, seca, sem água.
3. Assim no santuário te busquei, para contemplar teu poder e tua glória.
4. Pois tua graça vale mais que a vida, meus lábios proclamarão o teu louvor.
5. § Assim te bendirei enquanto eu for vivo, no teu nome eu erguerei minhas mãos.
6. Eu me saciarei como num farto banquete e com vozes de alegria te louvará minha boca.
8. pois tu foste meu auxílio; exulto de alegria à sombra de tuas asas.
9. § A ti está ligada a minha alma, a tua mão direita me sustenta.

Segunda Leitura
Gál:3,26-29
26. Com efeito, vós todos sois filhos de Deus pela fé no Cristo Jesus.
27. Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo.
28. Não há mais judeu ou grego, escravo ou livre, homem ou mulher, pois todos vós sois um só, em Cristo Jesus.
29. Sendo de Cristo, sois, então, descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa.

Evangelho
Lc:9,18-24
18. Jesus estava orando, a sós, e os discípulos estavam com ele. Então, perguntou-lhes: “Quem dizem as multidões que eu sou?”
19. Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; outros ainda acham que algum dos antigos profetas ressuscitou”.
20. Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”.
21. Mas ele advertiu-os para que não contassem isso a ninguém.
22. E explicou: “É necessário o Filho do Homem sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar”.
23. Depois, Jesus começou a dizer a todos: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me.
24. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a salvará.

fonte:http://www.bibliacatolica.com.br/leituras.php

Nenhum comentário: