quinta-feira, 3 de junho de 2010

Leituras do dia - Igreja Catolica Apostolica Romana

Primeira Leitura
Gn 14,18-20
18. Melquisedec, rei de Salém, trouxe pão e vinho e, como sacerdote de Deus Altíssimo,
19. abençoou Abrão, dizendo: “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, Criador do céu e da terra.
20. Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou teus inimigos em tuas mãos”. E Abrão entregou-lhe o dízimo de tudo.

Salmos
Sl 109(110)
1. [ Salmo de Davi. ] Oráculo do SENHOR ao meu senhor: “Senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos como escabelo de teus pés”.
2. § De Sião o SENHOR estende o cetro do teu poder: “Domina no meio de teus inimigos!
3. Tu és príncipe desde o dia do teu nascimento, entre santos esplendores; antes da aurora, como orvalho, eu te gerei”.
4. § O SENHOR jurou e não se arrepende: “Tu és sacerdote para sempre à maneira de Melquisedec”.
5. O Senhor está à tua direita, aniquilará os reis no dia da sua ira.
6. Ele julgará as nações e amontoará cadáveres, esmagando cabeças pela imensidão da terra.
7. § Ao longo do caminho ele bebe da torrente, por isso levantará a cabeça.

Segunda Leitura
1Cor 11,23-26
23. De fato, eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: Na noite em que ia ser entregue, o Senhor Jesus tomou o pão
24. e, depois de dar graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo † entregue por vós. Fazei isto em minha memória”.
25. Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei-o em minha memória”.
26. De fato, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha.

Evangelho
Lc 9,11b-17
11b.Jesus as acolheu e falava-lhes sobre o Reino de Deus; e curava todos os que precisavam.
12. O dia já estava chegando ao fim, quando os Doze se aproximaram de Jesus e disseram: “Despede a multidão, para que possam ir aos povoados e sítios vizinhos procurar hospedagem e comida, pois estamos num lugar deserto”.
13. Mas ele disse: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Eles responderam: “Só temos cinco pães e dois peixes — a não ser que fôssemos comprar comida para toda essa gente!”
14. Havia mais ou menos cinco mil homens. Jesus então disse aos discípulos: “Mandai o povo sentar-se em grupos de cinqüenta”.
15. Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram.
16. Então ele pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao céu, pronunciou sobre eles a bênção, partiu-os e os deu aos discípulos para que os distribuíssem à multidão.
17. Todos comeram e se saciaram. E ainda foram recolhidos doze cestos dos pedaços que sobraram.

fonte: http://www.bibliacatolica.com.br/

Nenhum comentário: