sábado, 12 de junho de 2010

Leituras do dia - Igreja Catolica Apostolica Romana - 10 semana do tempo comum

Primeira Leitura
1Re:19,19-21
19. Elias partiu dali e encontrou Eliseu filho de Safat, lavrando a terra com doze juntas de bois; ele mesmo conduzia a última. Ao passar perto de Eliseu, Elias lançou sobre ele o seu manto.
20. Então Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias, dizendo: “Deixa-me primeiro ir beijar meu pai e minha mãe, depois te seguirei”. Elias respondeu: “Vai e volta! Lembra o que te fiz”.
21. Ele retirou-se, tomou a junta de bois e os imolou. Com a madeira do arado e da canga assou a carne e deu de comer à sua gente. Depois levantou-se, seguiu Elias e pôs-se ao seu serviço.

Salmo Responsorial
Sal:16,1-2; Sal:16,5; Sal:16,7-8; Sal:16,9-10
1. [ Miktam. Poema de Davi. ] Protege-me, ó Deus: em ti me refugio.
2. § Eu digo ao SENHOR: “És tu o meu Senhor, fora de ti não tenho bem algum”.
5. § O SENHOR é a minha parte da herança e meu cálice. Nas tuas mãos, a minha porção.
7. Bendigo o SENHOR que me aconselhou; mesmo de noite meu coração me instrui.
8. Sempre coloco à minha frente o SENHOR, ele está à minha direita, não vacilo.
9. Disso se alegra meu coração, exulta a minha alma; também meu corpo repousa seguro,
10. § pois não vais abandonar minha vida no sepulcro, nem vais deixar que teu santo experimente a corrupção,

Evangelho
Mt:5,33-37
33. “Ouvistes também que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas ‘cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’.
34. Ora, eu vos digo: não jureis de modo algum, nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
35. nem pela terra, porque é o apoio dos seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei.
36. Também não jures pela tua cabeça, porque não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo.
37. Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. O que passa disso vem do Maligno.

fonte: http://www.bibliacatolica.com.br/leituras.php

Nenhum comentário: