domingo, 27 de junho de 2010

Leituras do dia - Igreja Catolica Apostolica Romana - 13 semana do tempo comum

Primeira Leitura
1Re:19,16; 1Re:19,19-21
16. Unge também a Jeú filho de Namsi como rei de Israel e a Eliseu filho de Safat, de Abel-Meula, como profeta em teu lugar.
19. Elias partiu dali e encontrou Eliseu filho de Safat, lavrando a terra com doze juntas de bois; ele mesmo conduzia a última. Ao passar perto de Eliseu, Elias lançou sobre ele o seu manto.
20. Então Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias, dizendo: “Deixa-me primeiro ir beijar meu pai e minha mãe, depois te seguirei”. Elias respondeu: “Vai e volta! Lembra o que te fiz”.
21. Ele retirou-se, tomou a junta de bois e os imolou. Com a madeira do arado e da canga assou a carne e deu de comer à sua gente. Depois levantou-se, seguiu Elias e pôs-se ao seu serviço.

Salmo Responsorial
Sal:16,1-2; Sal:16,5; Sal:16,7-8; Sal:16,9-10; Sal:16,11
1. [ Miktam. Poema de Davi. ] Protege-me, ó Deus: em ti me refugio.
2. § Eu digo ao SENHOR: “És tu o meu Senhor, fora de ti não tenho bem algum”.
5. § O SENHOR é a minha parte da herança e meu cálice. Nas tuas mãos, a minha porção.
7. Bendigo o SENHOR que me aconselhou; mesmo de noite meu coração me instrui.
8. Sempre coloco à minha frente o SENHOR, ele está à minha direita, não vacilo.
9. Disso se alegra meu coração, exulta a minha alma; também meu corpo repousa seguro,
10. § pois não vais abandonar minha vida no sepulcro, nem vais deixar que teu santo experimente a corrupção,
11. O caminho da vida me indicarás, alegria plena à tua direita, para sempre.

Segunda Leitura
Gál:5,1; Gál:5,13-18
1. É para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão.
13. Sim, irmãos, fostes chamados para a liberdade. Porém, não façais da liberdade um pretexto para servirdes à carne. Pelo contrário, fazei-vos escravos uns dos outros, pelo amor.
14. Pois toda a lei se resume neste único mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
15. Mas se vos mordeis e vos devorais uns aos outros, cuidado para não serdes consumidos uns pelos outros!
16. Eu vos exorto: deixai-vos sempre guiar pelo Espírito, e nunca satisfaçais o que deseja uma vida carnal.
17. Pois o que a carne deseja é contra o Espírito, e o que o Espírito deseja é contra a carne: são o oposto um do outro, e por isso nem sempre fazeis o que gostaríeis de fazer.
18. Se, porém, sois conduzidos pelo Espírito, então não estais sob o jugo da Lei.

Evangelho
Lc:9,51-62
51. Quando ia se completando o tempo para ser elevado ao céu, Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém.
52. Enviou então mensageiros à sua frente, que se puseram a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para lhe preparar hospedagem.
53. Mas os samaritanos não o queriam receber, porque mostrava estar indo para Jerusalém.
54. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu, para que os destrua?”
55. Ele, porém, voltou-se e os repreendeu.
56. E partiram para outro povoado.
57. Enquanto estavam a caminho, alguém disse a Jesus: “Eu te seguirei aonde quer que tu vás”.
58. Jesus respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”.
59. Então disse a outro: “Segue-me.” Este respondeu: “Permite-me primeiro ir enterrar meu pai”.
60. Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai e anuncia o Reino de Deus”.
61. Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos de minha casa”.
62. Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus.”

fonte: http://www.bibliacatolica.com.br/leituras.php

Nenhum comentário: