domingo, 20 de junho de 2010

Leituras do dia - Igreja Catolica Apostolica Romana - 11 semana do tempo comum

Primeira Leitura
IICro 24,17-25
17. Depois da morte de Joiada chegaram os notáveis de Judá e se prostraram diante do rei, que lhes deu ouvidos.
18. Abandonando a Casa do SENHOR Deus de seus pais, prestaram culto a postes idolátricos e a imagens esculpidas. E por causa dessa ofensa, a ira divina veio sobre Judá e Jerusalém.
19. O SENHOR lhes enviou profetas para os converter a si, mas apesar de todas as admoestações não deram ouvido.
20. Então o espírito de Deus envolveu Zacarias, filho do sacerdote Joiada, que se apresentou ao povo e disse: “Assim fala Deus: Por que transgredis os mandamentos do SENHOR e comprometeis vossa prosperidade? Abandonastes o SENHOR e por isso ele também vos abandonará”.
21. Mas eles conspiraram contra ele e o mataram a pedradas, por ordem do rei, no pátio da Casa do SENHOR.
22. Joás não quis lembrar-se dos benefícios que recebera de Joiada, pai do profeta. Ao contrário, matou-lhe o filho, que ao morrer exclamou: “Oxalá o SENHOR veja e peça contas”.
23. Ao cabo de um ano, o exército de Aram marchou contra Joás. Invadiram Judá e Jerusalém, exterminaram a todos os que tinham autoridade no meio do povo e enviaram toda a presa de guerra ao rei de Damasco.
24. ( Na verdade, o exército de Aram chegara com um número reduzido de homens, mas o SENHOR lhes deu a vitória sobre o exército muito maior † de Judá, porque abandonou o SENHOR, Deus de seus pais. ) Assim deram o castigo a Joás.
25. Quando partiram, deixaram-no atrás gravemente enfermo. Os ministros conspiraram contra ele, por causa do assassinato do filho do sacerdote Joiada, e o mataram na cama. Depois que morreu foi sepultado na Cidade de Davi, mas não no cemitério dos reis.

Salmo Responsorial
Sal:89(88)
1. [ Poema de Etã, o ezraíta. ]
2. Vou cantar para sempre a bondade do SENHOR; anunciarei com minha boca sua fidelidade de geração em geração.
3. Pois disseste: “Minha bondade está de pé para sempre”. Estabeleceste tua fidelidade nos céus.
4. § “Fiz aliança com meu eleito; jurei a Davi, meu servo:
5. Estabeleço tua dinastia para sempre, firmo teu trono para todas as idades”.
6. § Os céus celebram tuas maravilhas, SENHOR; celebra-se tua fidelidade na assembléia dos santos.
7. Pois quem pode, nas alturas, comparar-se com o SENHOR? Quem é igual ao SENHOR entre os deuses?
8. Deus é tremendo no conselho dos santos, maior e mais terrível que os que o rodeiam.
9. § SENHOR, Deus dos exércitos, quem é como tu? És poderoso, SENHOR, e tua fidelidade te circunda.
10. És tu que domas o orgulho do mar, que acalma as ondas quando elas se elevam.
11. Tu esmagaste o Egito como um inimigo abatido, com teu braço poderoso dispersaste teus inimigos.
12. § Teu é o céu, tua é a terra; o mundo e o que nele existe tu firmaste.
13. Criaste o Norte e o Sul; o Tabor e o Hermon exultam ao teu nome.
14. Teu braço é cheio de vigor, forte é tua mão esquerda, alta a tua direita.
15. A justiça e o direito são as bases do teu trono, a bondade e a fidelidade caminham à tua frente.
16. § Feliz o povo que sabe fazer festa, ele caminha, SENHOR, ao fulgor do teu rosto!
17. Por causa do teu nome ele se alegra sempre, e na tua justiça encontra sua glória.
18. Pois tu és a sua esplêndida força, e é por teu favor que ergues nossa fronte.
19. Pois o SENHOR é nosso escudo, e o Santo de Israel, nosso rei.
20. § Outrora falaste numa visão a teus fiéis: “Impus a coroa a um herói, elevei um eleito no meio do povo.
21. Encontrei Davi, meu servo, com meu santo óleo o ungi;
22. minha mão o sustentará, meu braço o fortalecerá.
23. § O inimigo não poderá enganá-lo nem o mau oprimi-lo.
24. Esmagarei diante dele seus adversários e os que o odeiam eu abaterei.
25. Minha fidelidade e minha bondade estarão com ele e pelo meu nome crescerá seu poder.
26. Estenderei sua mão esquerda sobre o mar e sua mão direita sobre os rios.
27. § Ele me invocará: Tu és meu pai, meu Deus, meu rochedo, meu salvador.
28. Eu farei dele o primogênito, o mais elevado dos reis da terra.
29. Eu lhe conservarei meu favor para sempre e minha aliança com ele será estável.
30. Farei viver para sempre sua descendência e seu trono como os dias do céu.
31. § Se seus filhos abandonarem minha lei e não andarem segundo meus preceitos,
32. se violarem minhas prescrições e não observarem meus mandamentos,
33. castigarei com a vara suas transgressões, e com açoites seus pecados.
34. § Mas não lhes retirarei meu favor e não vou desmentir minha fidelidade.
35. Não violarei minha aliança, mão mudarei a palavra saída dos meus lábios.
36. Eu o jurei uma vez pela minha santidade; não, não mentirei a Davi;
37. sua descendência será perpétua e seu trono durará diante de mim como o sol,
38. como a lua que permanece para sempre, testemunha fiel no firmamento”.
39. § Mas tu rejeitaste, repudiaste, te irritaste contra teu ungido.
40. Invalidaste a aliança feita com teu servo, lançaste por terra e profanaste sua coroa.
41. Fizeste brechas em todas as suas muralhas, reduziste a ruínas suas fortalezas.
42. Todos os que passam o depredam, tornou-se um opróbrio para seus vizinhos.
43. § Fizeste triunfar seus adversários, alegraste todos seus inimigos.
44. Cegaste o corte da sua espada, não o sustentaste no combate.
45. Puseste fim a seu esplendor, lançaste por terra seu trono.
46. Abreviaste os dias da sua juventude, de vergonha o cobriste.
47. § Até quando, SENHOR, te esconderás para sempre? E teu furor se abrasará como o fogo?
48. Lembra-te como sou passageiro: acaso criaste para nada todos os homens?
49. Quem é que pode viver e não ver a morte? Quem pode livrar sua alma do poder do abismo?
50. § Onde estão, Senhor, teus gestos de bondade de outrora, que juraste a Davi por tua fidelidade?
51. Lembra-te, Senhor, do opróbrio do teu servo, trago no coração todos os ultrajes dos povos,
52. os insultos lançados por teus inimigos, SENHOR, contra os passos do teu ungido.
53. Bendito seja o SENHOR para sempre! Amém! Amém!

Evangelho
Mt 6,24-34
24. Ninguém pode servir a dois senhores: ou vai odiar o primeiro e amar o outro, ou aderir ao primeiro e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro!
25. “Por isso, eu vos digo: não vivais preocupados com o que comer ou beber, quanto à vossa vida; nem com o que vestir, quanto ao vosso corpo. Afinal, a vida não é mais que o alimento, e o corpo, mais que a roupa?
26. Olhai os pássaros do céu: não semeiam, não colhem, nem guardam em celeiros. No entanto, o vosso Pai celeste os alimenta. Será que vós não valeis mais do que eles?
27. Quem de vós pode, com sua preocupação, acrescentar um só dia à duração de sua vida?
28. E por que ficar tão preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo. Não trabalham, nem fiam.
29. No entanto, eu vos digo, nem Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um só dentre eles.
30. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje está aí e amanhã é lançada ao forno, não fará ele muito mais por vós, gente fraca de fé?
31. Portanto, não vivais preocupados, dizendo: ‘Que vamos comer? Que vamos beber? Como nos vamos vestir? ’
32. Os pagãos é que vivem procurando todas essas coisas. Vosso Pai que está nos céus sabe que precisais de tudo isso.
33. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo.
34. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá sua própria preocupação! A cada dia basta o seu mal.

fonte: http://www.bibliacatolica.com.br/leituras.php

Nenhum comentário: