segunda-feira, 28 de junho de 2010

Leituras do dia - Igreja Catolica Apostolica Romana - 13 semana do tempo comum

XIII Semana do Tempo Comum
I Semana do Saltério

Primeira leitura: Amós 2,6-10.13-16
Leitura da Profecia de Amós.
6Isto diz o Senhor: “Pelos três crimes de Israel, pelos seus quatro crimes, não retirarei a palavra: porque eles vendem o justo por dinheiro e o indigente pelo preço de um par de chinelos; 7pisam, na poeira do chão, a cabeça dos pobres, e impedem o progresso dos humildes; filho e pai vão à mesma mulher, profanando meu santo nome; 8deitando-se junto a qualquer altar, usando roupas que foram entregues em penhor, bebem vinho à custa de pessoas multadas, na casa de Deus.
9Entretanto, eu tinha aniquilado, diante deles, os amorreus, homens espadaúdos como cedros e robustos como carvalhos, destruindo-lhes os frutos na ramada e arrancando-lhes as raí­zes. 10Fui eu que vos fiz sair da terra do Egito e vos guiei pelo deserto, durante quarenta anos, para ocupardes a terra dos amorreus. 13Pois bem, eu vos calcarei aos pés, como calca o chão a carroça carregada de feixes; 14o mais ágil não conseguirá fugir, o mais forte não achará força, o valente não salvará a vida; 15o arqueiro não resistirá de pé, o corredor veloz não terá pernas para escapar, nem se salvará o cavaleiro; 16o mais corajoso dentre os corajosos fugirá nu, naquele dia”, diz o Senhor.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.

Salmo: Salmos 49
- Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!
R: Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!
1. “Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios! – R.
2. Quando vias um ladrão, tu o seguias e te juntavas ao convívio dos adúlteros. Tua boca se abriu para a maldade e tua língua maquinava a falsidade. – R.
3. Assentado, difamavas teu irmão, e ao filho de tua mãe injuriavas. Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos. - R.
4. Entendei isto, todos vós que esqueceis Deus, para que eu não arrebate a vossa vida, sem que haja mais ninguém para salvar-vos! Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus”. – R.

Evangelho: Mateus 8,18-22
- O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 18vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”. 20Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. 21Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. 22Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Liturgia comentada: PALAVRA DE VIDA
Autor: Antônio Carlos Santini
Email: santini@novaalianca.com.br
Nem tocas nem ninhos... (Mt 8, 18-22)
Um escriba se apresenta a Jesus e se diz disposto a segui-lo. Jesus recusa seu oferecimento. Entendidos na Lei mosaica, a Torah, os escribas eram conhecidos como “legistas” ou “doutores da Lei”. O povo tratava-os respeitosamente de rabi, isto é, de “meu senhor”.
Ora, Jesus conhecia muito bem as disposições interiores necessárias para segui-lo. Um rude pescador, como Pedro, ou um áspero zelota, como o outro Simão, enfrentariam mais facilmente as dificuldades da vida de discípulo. Por isso mesmo, Jesus começa por mostrar as condições de vida do próprio Mestre: não dispõe de tocas, como as raposas, nem de ninhos, como as aves do céu. Isto é, nenhum lugar de repouso, nenhum porto seguro. Pobreza total.
Seguir a Jesus significa adotar seu estilo de vida. Carência de meios, ausência de seguranças, prestígio nenhum. Obviamente, o escriba não estava à procura de uma condição assim... Pode acontecer que nos deixemos iludir por uma falsa imagem da vida cristã, enfeitada de purpurinas e acolchoada de confortos. Ora, o caminho do cristão sempre foi áspero. E quanto mais o mundo se deixa paganizar de novo, tanto mais o seguimento de Jesus exigirá sacrifício e despojamento. Sem disposição para sofrer, é impossível ser fiel a Cristo.
Exemplo? Muitos casais cristãos preferem limitar drasticamente o número de filhos a viver uma vida sóbria e simples. Alegam que filhos dão trabalho, tomam todo o tempo e custam caro. Esses pais deixam de ter trabalho com os filhos para ter trabalho com o patrão. Deixam de gastar tempo com os filhos para gastar tempo com a TV. Deixam de gastar dinheiro com os filhos para gastar dinheiro com viagens e lazer. Estão seguindo a Jesus?
Talvez tenham uma certa razão. Se o número de filhos aumenta, talvez não possam ter um automóvel e andarão de ônibus. Talvez fiquem muito ocupados e tenham de dormir menos. Talvez devam ocupar-se com os estudos das crianças e não poderão passear nos fins-de-semana. Viverão cansados, esquecidos de si mesmos. Acabarão vivendo uma vida de pobres. E assim ficariam tal como Jesus: sem tocas nem ninhos. Verdadeiros discípulos...
Minha vida está parecida com a vida de Jesus? Ou ele ainda não me disse para deixar que os mortos enterrem os seus mortos?
Orai sem cessar: “Se vos possuo, Senhor, nada mais me atrai na terra!” (Sl 73, 25b)

fonte: http://www.novaalianca.com.br/liturgia/ler.php?sid=1433

Nenhum comentário: