quarta-feira, 9 de junho de 2010

O endereço do Papa à Assembléia Geral da Conferência Episcopal Italiana

A crise não é só econômica
mas também cultural e espiritual


Você não pode pensar em combater a crise econômica, ignorando a crise "cultural e espiritual" que afligem atualmente a Itália. O papa disse que a reunião da manhã quinta-feira 27 de maio, no Hall do Sínodo, os bispos se reuniram para a reunião sexagésimo primeiro geral da Conferência Episcopal Italiana.

Venerados e queridos irmãos,
proclamada no Evangelho do domingo passado, na Solenidade de Pentecostes, Jesus nos prometeu: "O Consolador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu disse a você" (Jo 14, 26). O Espírito Santo guia a Igreja no mundo e na história. Graças a este dom do Senhor ressuscitado está presente no fluxo de eventos é o Espírito que podemos reconhecer Cristo como o significado das coisas humanas. O Espírito Santo faz a Igreja, a comunhão ea comunidade incessantemente chamado, renovado e revivido em direção à realização do reino de Deus está em comunhão eclesial e na raiz do seu raciocínio e concordo mais uma vez estar com você, com alegria, neste evento anual, é a perspectiva com a qual exorto-vos a abordar os temas de seu trabalho, onde são convidados a refletir sobre a vida e para a renovação da pastoral da Igreja na Itália. Estou grato ao Cardeal Angelo Bagnasco e intensa para as palavras gentis que me dirigiu, expressando seus sentimentos: o Papa sabe que pode sempre contar com os bispos italianos. Saúdo-vos nas comunidades diocesanas confiados aos vossos cuidados, e os meus pensamentos e minha proximidade espiritual a todo o povo italiano.
Fortalecidos pelo Espírito Santo, continuando o caminho estabelecido pelo Concílio Vaticano II, especialmente com as orientações pastorais da década finda, você optou por assumir a "educação como um tema principal para a próxima década. Este prazo é proporcional ao radical e amplitude da demanda educacional. Parece necessário ir até as raízes profundas desta emergência também vai encontrar as respostas a este desafio. Vou ver se essencialmente dois. A raiz é essencial - eu acredito - em um falso conceito da autonomia humana: queremos crescer só por si, sem coerção por outros que poderiam ajudar o seu auto-desenvolvimento, mas não pode entrar nesse desenvolvimento. Na verdade, ele é essencial para a pessoa humana que se torna-se apenas no outro, o "eu" se torna-se apenas por "você" e "você", é criado para o diálogo, de comunhão e sincrônica diacrônica. Somente o encontro com o "tu" e "nós" abrir o 'I' para si mesmo. Assim, a chamada educação anti-autoritária, não é educação, mas educação renúncia: este não é dado o que devemos aos outros, que este "você" e "nós" que abre o 'I' para si mesmo. Então eu acho que este é um primeiro passo: levar mais longe esta ideia falsa da autonomia humana como um "eu" completo em si mesmo, mas torna-se "I" reunião também com o coletivo "você" e "nós".
A outra raiz da educação de emergência vejo o ceticismo eo relativismo, ou, em palavras simples e claras, a exclusão das duas fontes que conduzem a jornada humana. A primeira fonte deve ser Revelação segunda natureza. Mas a natureza é vista hoje como uma coisa puramente mecânica, em seguida, que em si não contém nenhum imperativo moral, sem orientação de valores é algo puramente mecânico, assim não há nenhuma orientação dele. A revelação é considerado ou como um momento de desenvolvimento histórico, e como todo o desenvolvimento histórico e cultural, ou - dizem - talvez há revelação, mas não incluir o conteúdo, única motivação. E se essas duas fontes são silenciosas, da natureza e da revelação, a fonte, o terceiro, a história não fala, porque a história se torna apenas um conglomerado de decisões cultural, ocasional, arbitrário, não se aplica ao presente e ao futuro. Conseguinte, é essencial para encontrar um verdadeiro conceito de natureza como criação de Deus que nos fala, o Criador, através do livro de criação fala-nos e nos mostra os valores reais. E assim também encontrar a revelação: o reconhecimento de que o livro da criação em que Deus nos dá as diretrizes básicas, é decifrado em Apocalipse, é aplicado e sua história cultural e religiosa, não sem erros, mas de uma maneira substancialmente válido uma e outra vez para desenvolver e purificar. Assim, neste concerto "- por assim dizer - entre a criação decifrado em Revelação, encarnado na história cultural que vai durar para sempre e em que nos encontramos cada vez mais a linguagem de Deus, também está aberto para indicações de educação que não é tributação, mas na verdade a abertura do "I" para "você" para "nós" e "Você" de Deus
Tão grandes são as dificuldades: encontrar as fontes, a linguagem das fontes, mas, embora consciente do peso dessas dificuldades, não podemos ceder à desconfiança e resignação. Ensino nunca foi fácil, mas não devemos desistir: não teríamos o mandato que o próprio Senhor nos confiou, chamando-nos a amar o pastor com seu rebanho. Despertar a paixão em nossas comunidades ao invés de educação, que é uma paixão do 'eu' por 'você', para "nós", para Deus, e não apenas ao ensino, um conjunto de técnicas e até mesmo em princípios de transmissão árido. Educar e formar as novas gerações, de modo que entra em relações com o mundo, armado com uma memória significativa que não seja apenas ocasional, mas aumentou a linguagem de Deus que encontramos na natureza e na revelação, uma herança compartilhada interior da verdadeira sabedoria que, embora reconhecendo o objetivo transcendente da vida, o pensamento de orientação a afeição, eo tribunal.
Os jovens trazem uma sede em seus corações, e que a sede é uma questão de sentido e genuíno relações humanas que ajudarão você a não se sentir sozinho enfrentando os desafios da vida. O desejo de um futuro mais incerto feita por uma empresa de seguros e confiáveis, que se aproxima, cada um com delicadeza e respeito, oferecendo valores fortes de que para crescer objetivos elevados, mas realizáveis. Nossa resposta é a proclamação do amigo humano de Deus, que em Jesus fez ao lado de cada um. A transmissão da fé é uma parte indispensável da formação da pessoa como um todo, porque Jesus Cristo é feito o projeto de uma vida bem sucedida: como o Concílio Vaticano II ensina: "Quem segue a Cristo, o homem perfeito, torna-se mais humano" (GS 41). O encontro pessoal com Jesus é a chave para sentir a importância de Deus na vida diária, o segredo para gastá-lo na caridade fraterna, a condição de se levantar da queda e caminham sempre em constante conversão.
O trabalho de educação, que tenham como prioridade, valores e tradições sinais de que a Itália é tão rica. Requer lugares credível: a família em primeiro lugar, com o seu papel único e indispensável, a escola, um horizonte comum para além das opções ideológicas, a freguesia ", a fonte da aldeia, o lugar ea experiência que começa com a fé no tecido de relações cotidianas . Em cada uma dessas áreas é crucial para a qualidade do testemunho, a missão da Igreja privilegiado. A recepção do passado cristão, através de relatórios de proximidade, de lealdade e confiança. Em um momento em que a grande tradição do passado é provável que se mantenha uma letra morta, somos chamados a se juntar a nós, cada um com a disponibilidade cada vez maior, acompanhado na viagem de descoberta pessoal e uma assimilação da verdade. E ao fazê-lo também nós podemos descobrir as verdades fundamentais de novas maneiras.
O desejo de promover uma campanha de evangelização renovada não esconder as feridas das quais a comunidade eclesial é marcada pela fraqueza eo pecado de alguns dos seus membros. Esta admissão humilde e dolorosa não deve, contudo, obscurecer o serviço gratuito e paixão para muitos crentes, dos padres. O ano especial dedicado a eles queriam ser uma oportunidade de promover sua renovação interna, como condição para um compromisso mais forte eo ministério evangélico. Ao mesmo tempo, também nos ajuda a reconhecer a santidade daqueles que testemunham - o exemplo do Santo Cura d'Ars - para educar-se sem reservas à esperança, fé e caridade. A esta luz, o que é motivo de escândalo, deve ser traduzida para nós, em referência a uma "necessidade profunda de re-aprender a penitência, a aceitar a purificação, a aprender com alguns perdão, mas também a necessidade de justiça" ( Bento XVI Entrevista a jornalistas durante o vôo para Portugal, 11 de maio de 2010).
Queridos irmãos, encorajo-vos a seguir o caminho da educação, sem hesitação. O Espírito Santo vai ajudá-lo a nunca perder a confiança nos jovens, estimular você a encontrá-los, levá-lo para assistir os ambientes de vida, inclusive aquelas representadas pelas novas tecnologias de comunicação que hoje permeiam a cultura em todas as suas expressões. Isto não é para levar o Evangelho ao mundo, mas para tirar do Evangelho que notícia perenes, permitindo que cada vez que encontrar maneiras de proclamar a Palavra que faz não passa, fertilizando a existência humana, servindo. Voltamos, portanto, propor ao jovem e alto padrão de vida transcendente, entendida como vocação: chamado à vida consagrada, o sacerdócio, casamento, vai responder com generosidade ao Senhor, porque só assim pode entender o que é essencial cada um. A fronteira é o site de educação para uma ampla convergência de propósitos: a formação de novas gerações não podem, de fato, ser caro a todos os homens de boa vontade, questionando a capacidade de toda a sociedade para garantir a referência confiável para o desenvolvimento harmonioso pessoas.
Mesmo na Itália nesta temporada é marcada pela incerteza sobre os valores, evidente nas lutas de muitos adultos a honrar os compromissos: este é um sinal de crise cultural e espiritual, tão grave quanto o econômico. Seria insensato - eu gostaria de sublinhar isso - pensar em um combate, ignorando os outros. Por esta razão, como eu renovar o apelo aos líderes do público e dos empregadores para fazer tudo ao seu alcance para minorar os efeitos da crise do emprego, eu convido todos a refletir sobre as condições uma vida boa e significativa, que concluiu que authoritativeness que a educação sozinha e voltar para as verdadeiras fontes de valores. A Igreja, na verdade, se preocupam com o bem comum, que obriga-nos a partilhar os recursos económicos e intelectual, moral e espiritual, aprendendo a enfrentar juntos, em um contexto de reciprocidade, os problemas e desafios enfrentados pelo país. Essa perspectiva, em grande parte desenvolvido no seu recente documento sobre a Igreja e do Sul, vai aprofundar ainda mais nos próximos Semana Social dos católicos italianos, Prevista para Outubro, em Reggio Calabria, onde, juntamente com as melhores forças do laicado católico, você concorda com o declínio de uma agenda de esperança para a Itália, porque "as exigências da justiça compreensíveis e politicamente viável" (Carta Encíclica Deus Caritas Est28). Seu ministério, queridos Irmãos, ea vivacidade da comunidade diocesana para lugares que você está dirigindo são a melhor garantia de que a Igreja continuará a dar o seu contributo de forma responsável para o crescimento social e moral da Itália.
Chamado pela graça de ser Pastor da Igreja universal e da bela cidade de Roma, o porta-me constantemente com as suas preocupações e suas expectativas, que recentemente tem previsto - com as de toda a humanidade - se aos pés de Nossa Senhora de Fátima. Para você ser a nossa oração: "Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe querida, sua presença faz o deserto florescer novamente da nossa solidão, o sol brilhar em nossas trevas, o rosto de volta a calma após a tempestade, para ver a salvação de cada homem Senhor, que tem o nome eo rosto de Jesus refletido em nossos corações para sempre unidos com o seu! Amém! " (Fátima, 12 de maio, 2010). Agradeço de coração a você e te abençoe.
(© L'Osservatore Romano - 04 de junho de 2010)
fonte: http://www.vatican.va/news_services/or/or_ita/text.html#1

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