sábado, 5 de junho de 2010

Leituras do dia - Igreja Catolica Apostolica Romana

Primeira Leitura
2Tim:4,1-8
1. Diante de Deus e do Cristo Jesus que vai julgar os vivos e os mortos, eu te peço com insistência, pela manifestação de Cristo e por seu reinado:
2. proclama a Palavra, insiste oportuna ou inoportunamente, convence, repreende, exorta, com toda a paciência e com a preocupação de ensinar.
3. Pois vai chegar um tempo em que muitos não suportarão a sã doutrina, mas conforme seu gosto se cercarão de uma série de mestres que só atiçam o ouvido.
4. E assim, deixando de ouvir a verdade, eles se desviarão para as fábulas.
5. Tu, porém, vigia em tudo, suporta as provações, faze o trabalho de um evangelista, desempenha bem o teu ministério.
6. Quanto a mim, já estou sendo oferecido em libação, pois chegou o tempo da minha partida.
7. Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.
8. Desde agora, está reservado para mim o prêmio da justiça que o Senhor, o juiz justo, me dará naquele dia, não somente a mim, mas a todos os que tiverem esperado com amor a sua manifestação.

Salmo Responsorial
Sal:71,8-9; Sal:71,14-15; Sal:71,16-17; Sal:71,22
8. § De teu louvor está cheia a minha boca, de tua glória, o dia todo.
9. Não me rejeites no tempo da velhice, não me abandones quando diminuem minhas forças.
14. § Eu, porém, não perco a esperança, multiplicarei teu louvor.
15. Minha boca anunciará a tua justiça, sempre proclamará a tua salvação, que não sei avaliar.
16. § Virei com o poder do SENHOR, recordarei que só tu és justo.
17. Tu me instruíste, ó Deus, desde a minha juventude e ainda hoje proclamo os teus prodígios.
22. § Então te darei graças com a harpa, pela tua fidelidade, meu Deus; vou te cantar com a cítara, ó santo de Israel.

Evangelho
Mc:12,38-44
38. Ao ensinar, Jesus dizia: “Cuidado com os escribas! Eles fazem questão de andar com amplas túnicas e de serem cumprimentados nas praças,
39. gostam dos primeiros assentos na sinagoga e dos lugares de honra nos banquetes.
40. Mas devoram as casas das viúvas, enquanto ostentam longas orações. Por isso, serão julgados com mais rigor.
41. Jesus estava sentado em frente do cofre das ofertas e observava como a multidão punha dinheiro no cofre. Muitos ricos depositavam muito.
42. Chegou então uma pobre viúva e deu duas moedinhas.
43. Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo: esta viúva pobre deu mais do que todos os outros que depositaram no cofre.
44. Pois todos eles deram do que tinham de sobra, ao passo que ela, da sua pobreza, ofereceu tudo o que tinha para viver”.

fonte: http://www.bibliacatolica.com.br/leituras.php

Nenhum comentário: