terça-feira, 15 de junho de 2010

Leituras do dia - Igreja Catolica Apostolica Romana - 11 semana do tempo comum

Primeira Leitura
1Re:21,17-29

17. Então a palavra do SENHOR veio a Elias, o tesbita, dizendo:
18. “Levanta-te e desce ao encontro de Acab, rei de Israel, que reina em Samaria. Ele está na vinha de Nabot, aonde desceu para dela tomar posse.
19. Isto lhe dirás: ‘Assim fala o SENHOR: Tu mataste e ainda por cima roubas! ’ E acrescentarás: ‘Assim fala o SENHOR: No mesmo lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabot, lamberão também o teu’”.
20. Acab disse a Elias: “Afinal apanhaste-me, ó meu inimigo?” Elias respondeu: “Sim, eu te apanhei. Porque te vendeste para fazer o que desagrada ao SENHOR,
21. farei cair sobre ti a desgraça: varrerei a tua descendência. Eliminarei da casa de Acab todo macho de qualquer categoria em Israel.
22. Farei com a tua família como fiz com as famílias de Jeroboão filho de Nabat e de Baasa filho de Aías, porque provocaste a minha ira e induziste Israel ao pecado.
23. Também a respeito de Jezabel o SENHOR pronunciou a sentença: ‘Os cães devorarão Jezabel no campo de Jezrael.
24. Da casa de Acab, os que morrerem na cidade, serão devorados pelos cães, e os que morrerem no campo, serão comidos pelas aves’”.
25. Não houve ninguém que se vendesse como Acab, para, incitado por sua mulher Jezabel, fazer o mal aos olhos do SENHOR.
26. Portou-se de modo abominável: prestou culto aos ídolos com tudo que praticavam os amorreus, que o Senhor tinha expulsado diante dos israelitas.
27. Quando Acab ouviu essas palavras, rasgou as vestes, pôs um cilício sobre a pele e jejuou. Dormia envolto num pano de saco e andava abatido.
28. Então a palavra do SENHOR veio a Elias, o tesbita:
29. “Viste como Acab se humilhou diante de mim? Já que ele assim procedeu, não o castigarei durante a sua vida, mas nos dias de seu filho enviarei a desgraça sobre a sua casa”.

Salmo Responsorial
Sal:51,3-4; Sal:51,5-6; Sal:51,11; Sal:51,16
3. Ó Deus, tem piedade de mim, conforme a tua misericórdia; no teu grande amor cancela o meu pecado.
4. Lava-me de toda a minha culpa, e purifica-me de meu pecado.
5. § Reconheço a minha iniqüidade e meu pecado está sempre diante de mim.
6. § Contra ti, só contra ti eu pequei, eu fiz o que é mal a teus olhos; por isso és justo quando falas, reto no teu julgamento.
11. § Afasta o olhar dos meus pecados, cancela todas as minhas culpas.
16. Livra-me do sangue, ó Deus, Deus meu salvador e minha língua celebrará tua justiça.

Evangelho
Mt:5,43-48
43. “Ouvistes que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo! ’
44. Ora, eu vos digo: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem!
45. Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus; pois ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos.
46. Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os publicanos não fazem a mesma coisa?
47. E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa?
48. Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.

fonte: http://www.bibliacatolica.com.br/leituras.php

Nenhum comentário: